Facebook

Resenha: Como Água para Chocolate ♥ Laura Esquivel

03 outubro 2017


Foto: Divulgação/Como Água para Chocolate
tulo: Como Água para Chocolate
Autor: Laura Esquivel
Editora: BestBolso
Páginas: 207
Avaliação:★★

   Escrito em 1989 Como Água para Chocolate se passa na época da Revolução Mexicana. Nossa personagem principal, Tita, foi criada na cozinha com Nasha, cozinheira da família e além de aprender as receitas mais saborosa, tirou dali sua experiência de vida.

   O diferente desse livro é que toda a história é contada através de receitas, sem que percebamos, a receita se torna uma narrativa e somos apresentados a uma família composta por mulheres. Tita é a filha mais nova e está presa a mãe  devido a uma tradição que diz que a filha mais nova tem de cuidar da mãe até sua morte, não podendo, portanto, se casar. 

   Mãe Elena é uma mulher autoritária e fará essa tradição ser cumprida, por isso, quando Pedro pede a mão de Tita em casamento a mãe é irredutível e proíbe o casamento entre eles, oferecendo a Pedro a mão de sua filha mais velha, Rosaura. Sabendo que não poderia se casar com a mulher amada, Pedro decide se casar com Rosaura, mas com o único propósito de estar perto de Tita.

   Tita é submissa a mãe na maior parte do livro e a única forma de expressar seus sentimentos é através da comida, suas emoções são passadas aos alimentos que ela prepara e suas receitas tocam e impressionam as pessoas.

   No meio da história Tita se vê dividida entre o antigo e um novo amor, a protagonista renasce com outros valores, uma nova postura e a partir dai o livro se torna mais interessante.

   Cada capítulo começa com uma receita diferente, o livro é cheio de metáforas com comida e pode ser difícil para algumas pessoas se envolver com esse livro, além disso há momentos bem inacreditáveis como quando Gertrudes, irmã da protagonista, sente um tremendo desejo após experimentar uma receita de Tita e ao tomar banho causa um incêndio, correndo nua pelos campos e se juntando a um general e quando uma briga de galinhas produz uma espécie de furacão.

   O final do livro me decepcionou, em alguns momentos achei a leitura arrastada, mas a experiencia que tive com esse livro foi muito interessante, me diverti durante a leitura e em muitos momentos fiquei com água na boca com as receitas.

1 Comentário

  1. Saudações Andy, amei seu blog. Assisti ao filme apenas, a narrativa é carismática mesmo, porém o final me causou indignação rsrs Visite também o meu cantinho literário é o blog Morgana Zen ✨

    ResponderExcluir

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.