Facebook

Resenha: O Diário de Myriam ♥ Myriam Rawick

14 novembro 2018

Foto: Divagações de Leitora
tulo: O Diário de Myriam
Autor: Myriam Rawick
Editora: Darkside Books
Páginas: 320


   O Diário de Myriam é um livro aparentemente pequeno, com ilustrações, bom espaçamento e letras grandes, mas não se engane, por mais atrativo que possa parecer, esse livro não é uma leitura fácil.
   "Sei reconhecer as armas, sei reconhecer as bombas, mas, principalmente, sei reconhecer a morte"
    Assim como em O Diário de Anne Frank, temos uma garota contando sua visão da guerra, mas Myriam começa seu relato ainda mais jovem, aos 6 anos e a guerra que ela relata está acontecendo nesse exato momento.

   Apesar da Síria não estar em todos os jornais, aparecendo constantemente na sua televisão ou rádio e não nos atingir diretamente, acompanhar essa criança e sua família nessa guerra cruel te fará no minimo rever seus conceitos e agradecer, ficar feliz pelo que tem, por não presenciar bombas caindo incessantemente,  pela comida na sua mesa, por não ter de sair da própria casa e ir pra um lugar desconhecido deixando tudo para trás e por ter por perto as pessoas que ama enquanto tantos perdem seus filhos, pais, esposas e as próprias vidas em algo sem sentido.

   A Guerra Civil Síria começou com uma série de protestos populares em 26 de janeiro de 2011, os protestantes queriam o fim da ditadura, do governo corrupto e desemprego, mas os protestos progrediram para uma violenta revolta armada em março do mesmo ano.

   A oposição alega lutar para destituir Bashar Al-Assad do poder enquanto o governo alega combater terroristas. O que começou com uma mobilização social exigindo maior liberdade de imprensa, direitos humanos e uma nova legislação evoluiu para muito mais que isso, envolvendo também aspectos religiosos, inclusive, atualmente, o estado islâmico está em guerra com ambas as partes já citadas.

   O número de mortes ultrapassa 450 mil pessoas, a maioria civis e mais de 5 milhões de sírios buscaram refúgio no exterior para fugir dos combates, além de mais de 7 milhões de sírios estarem desalojados, já que muitas cidades foram parcial ou completamente destruídas.

   Nesse pequeno diário acompanhamos Myriam desde o começo, primeiro conhecendo um pouco de sua rotina, o lugar onde mora e que ficará apenas na lembrança, mesmo que a garotinha de seis anos não se de conta disso enquanto escreve sobre seus dias. Temos relatos das ruas, de sua vida tranquila com a família, a escola e depois, os primeiros protestos, parecendo tão distantes para a menina; mais tarde os primeiros tiros e bombas, a impossibilidade de ficar no próprio lar e o medo.

   Myriam nos mostra as pequenas e grandes mudanças que a guerra trouxe, falta de água e luz, as perda de seus pertences, de um lar e de seus familiares, mas acima de tudo nos mostra a solidariedade, a esperança e a vontade de aproveitar cada instante. É impressionante ver a união desse povo, o animo para seguir em frente na adversidade, achava lindo, por exemplo, o esforço das crianças para ir na escola mesmo com todos os riscos e como os dias eram transformados por pequenos atos de solidariedade de uns para com os outros.

   Acompanhar Myriam é acompanhar uma história triste e cruel que nos faz ver de outra forma a guerra. Nós em nossas casas seguras não temos ideia do que ocorre lá fora e a verdade é que nem nos importamos enquanto nos vemos seguros, ao sabermos de algo ficamos tristes, mas não nos afeta realmente, mas ler esse livro é como levar um soco no estomago, é desconfortante.

   Com certeza, é o tipo de livro que nos faz refletir, que nos muda, muda nossa visão e nos torna mais humanos, tira nosso foco das coisas desimportantes e levianas para valorizarmos o que realmente importa, além de fazer com que nos importemos com o que está acontecendo, pelo menos foi o que aconteceu comigo e espero que aconteça com todos que lerem esse livro.

13 comentários

  1. Os livros da Dark Side são tudo de bom. Fiquei com vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro ler e sair por ai contando as histórias para as pessoas, e ler um historia em palavras de outra pessoa é divino

    ResponderExcluir
  3. Nunca li o livro, mas parece ser interessante e realment nos faz refletir sobre muita coisa.
    https://www.esthefanybarrosblog.com/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Nossa, agora vou ficar louca para ler esse livro. Ótima resenha, dá vontade de comprarmos o livro na hora. www.lianepatricia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu fiquei muito impactado com a história e com o que esse assunto nos faz sentir. Eu já li várias coisas sobre a guerra da Síria. Acho tão triste e bizarro como os protestos viraram isso. Não consigo sequer imaginar viver uma situação dessas. Acho que eu choraria real lendo esse livro porque sempre fico mal lendo sobre isso.
    Importante e forte o tema, sob o olhar sensível de uma criança deve ser ainda mais forte. Boa resenha.

    ResponderExcluir
  6. Tudo que envolve guerra eu tenho pavor.... (desculpe) me sinto triste já li algo parecido e fotos também e nem consegui dormir de tão impactante... chorei muito e não leio algo assim e nem assisto filmes ... mas com certeza o tem abordado em livros, filmes e séries com certeza é ótimo!!!
    Bjs,
    🌻keilycesporkeilaluciablog🌻

    ResponderExcluir
  7. Só vejo elogios a esse livro. Ler sobre a guerra sob o ponto de vista de uma criança deve ser muito tocante, gera reflexão. É uma leitura que quero fazer em breve, está na minha lista.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu não conhecia esse livro, mas só em saber que tem algo haver com guerra, já parte meu coração e sinto vontade de ler. Vou anotar essa belezura na minha lista.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu conhecia esse livro, já li algumas resenhas e acompanhei o lançamento da obra por meio de amigos. Gostei da sua resenha, mas infelizmente o livro não me despertou muita atenção. Fica para a próxima.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Nossa!!! Esse livro deve ser arrasador!
    Histórias de vida na guerra sempre mexem muito comigo, esse livro contado por uma criança de 6 anos durante uma guerra tão triste e cruel como a da Síria, deve ser uma lição de vida!
    Com certeza vou atrás de ler essa obra!

    Bjo.
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Admito que no primeiro parágrafo de seu texto, pensava ser esse livro apenas um liro infanto-juvenil, mas, concordo com o que você disse: é uma história realmente marcante e que nos fará refletir muito! Adorei a premissa da história, obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Andy. Que curioso, acabei de ler um livro, que também tocava no ponto da Guerra da Síria, explicando melhor as coisas.
    E agora esse. Eu já vi muito ele pelos ig de livros, mas não tinha parado para ler sobre ele. E agora já quero. A história parece ser daquelas que a gente ama, ao mesmo tempo que nos deixa arrasada. Fiquei hiper curiosa. Parabéns pela resenha. Beijos.
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Hey. Antes eu não me interessava por histórias sobre a guerra, achava tudo muito triste e achava que não iria acrescentar tanto em meu conhecimento, mas hoje percebo que ler sobre isso não é perda de tempo, aliás, acrescenta muito em nossa vida e nos leva a um nível alto de reflexão sobre tudo. As pessoas que viviam e vivem nesses países trazem muita inspiração sobre força e coragem para gente, que apesar de morarmos no país da corrupção, ainda assim não chegamos nem perto do cenário desses países que estão em guerra.
    Existem muitas coisas que temos, apesar de serem simples são dignas de gratidão.
    Espero ler esse livro e outros sobre o tema :)

    ResponderExcluir

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.