Facebook

Resenha: Kindred: Laços de Sangue ♥ Octavia E. Butler

31 janeiro 2019

Foto: Divagações de Leitora
tulo: Kindred: Laços de Sangue
Autor: Octavia E. Butler
Editora: Morro Branco
Páginas: 432

   Dana é uma mulher negra independente de 1976. Ela acabou de se mudar com o marido Kevin pra uma casa nova, mas enquanto arruma os livros na estante algo surpreendente acontece. Após um momento de tontura ela se vê em um lugar completamente diferente, uma floresta em frente a um lago onde um garotinho ruivo está se afogando. Ela salva Rufus e quando o pai do garoto lhe aponta uma arma, ela se vê novamente em casa diante de um marido perplexo, que lhe diz que ela sumiu durante alguns segundos, quando na verdade ficou um tempo bem maior naquele lugar misterioso.

   Kevin chega a pensar que pode ser um sonho, uma ilusão, mas como explicar as roupas molhadas e sujas da esposa? Além disso esse não vai ser um caso isolado, no mesmo dia ela volta e dessa vez encontra o mesmo Rufus, alguns anos mais velho, e o salva de um incêndio. 

   Tentando estabelecer uma conexão com o garoto, Dana descobre que ele é um de seus antepassados e que está em 1815, um tempo perigoso para uma mulher negra, além de um período escravocrata e muito machista, o pai de Rufus é um senhor de escravos e ela corre perigo enquanto permanecer nesse lugar. Além disso, Dana não é como os outros negros, ela não fala errado, sabe ler e veste roupas de homem, o que aumenta ainda mais a desconfiança dos brancos.

   Dana vai sentir na pele a escravidão, ela voltará varias vezes à essa fazenda, sempre quando Rufus está em perigo. Terá que trabalhar, levará surras e quase será estuprada algumas vezes, chegando a levar Kevin consigo em uma dessas viagens no tempo e sempre voltando para casa quando ela mesma corre risco de vida.

   Apesar de forte e determinada, ela ficará em dúvida entre salvar seu antepassado que mais tarde se tornará alguém terrível e mante-lo vivo para que ela mesma venha a existir futuramente; entrará em conflito com seus ideais e terá que se submeter e fazer coisas que nunca pensou fazer. 
 "O garoto estava mesmo crescendo enquanto eu o observava; crescendo porque eu o observava e porque ajudava a mantê-lo seguro. Eu era a pior guardiã possível que ele podia ter, uma negra para cuidar dele em uma sociedade que via os negros como sub-humanos, uma mulher para cuidar dele em uma sociedade que via as mulheres como eternas incapazes. Eu teria que fazer tudo o que pudesse para cuidar de mim mesma. Mas o ajudaria da melhor maneira que conseguisse."
   Kindred é um livro no mínimo impactante, ele é tenso, instigante e no meu caso, transformador. É impossível ficar impassível diante do que esse livro trás, suas reflexões e principalmente, suas verdades. 

   Octavia Butler escancara a escravidão e sua injustiça, nos faz pensar em toda a crueldade cometida contra os negros e como esse momento da história ainda reflete nos dias atuais. Ela expõe o tratamento direcionado aos negros, nos mostra as atrocidades que os brancos, que se julgavam superiores, cometiam contra homens, mulheres e crianças. 

   Em muitos momentos minha garganta se apertava e era difícil continuar a leitura, mas me trouxe tantas reflexões e tem uma voz tão marcante e necessária que acredito que todos precisam ler esse livro, ele incomoda e abre os nosso olhos, nos fazendo olhar para o nosso momento atual e revisarmos nosso comportamento e atitude.

   Livros que me trazem tanta reflexão e que são tão intensos como esse sempre me trazem uma sensação tremenda de felicidade, é maravilhoso ter um livro que fale de forma tão verdadeira sobre injustiça social, machismo, preconceito e de forma tão bem construída e com uma narrativa tão fluída e cheia de reviravoltas. Eu fiquei simplesmente fascinada com essa história, sua profundidade e força.

   Digo que mesmo falando de temas pesados e contendo cenas angustiantes e que trazem revolta ao leitor esse é um livro necessário, todo livro que traz as reflexões que esse livro traz, merece não só ser lido mas comentado e indicado aos quatro cantos.


8 comentários

  1. Impossível não ficar curioso sobre como foi a vida de Dana nessa época da escravidão. Deve ser bem impactante mesmo, mas infelizmente um grande reflexo de toda a história universal.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andy,

    Faz um tempo que eu estava querendo esse livro e seu post sobre ele só me deu a certeza de que preciso dessa obra, pois tenho certeza que se tornará marcante para mim. Por tudo que narrou, imagino o quanto seja denso o enredo e o quanto nos faz mergulhar em vários questionamentos dolorosos. As dúvidas da personagem devem ser bem fortes. Parabéns pelo post, adorei! Quero o livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Andy. Eu não conhecia o livro, mas fiquei com nó na garganta só de ler os problemas que a protagonista acaba passando, quando volta ao passado. Achei a premissa muito legal, até porque gosto disso de viagens no tempo. Mas aqui teremos um passado cruel da história e gostaria de ver como é a relação entre Dana e Ruffus. Amei a resenha e vou procurar esse livro para ler. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Andy!!
    Nossa, eu amei a premissa desse livro. Eu nunca tinha visto esse livro, mas anotei a dica. Adoro livros com viagem no tempo!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Andy, tudo bem? =)

    Amei demais sua resenha e já venho olhando várias resenhas deste livro e todas me dão uma tremenda vontade de assistir e sendo bem sincera sua resenha me deixou ainda mais curiosa por ter mostrado os sentimentos que você sentiu <3

    Beijinhosss, Tham

    http://www.4youbooksmania.com

    ResponderExcluir
  6. Quando vi que o livro tratava de voltas ao passado logo me lembrei de outlander, entretanto esse serve pra nos mostrar sobre a escravidão e todas as atrocidades que aconteceram no passado, é uma leitura necessária, obrigada pela indicação

    ResponderExcluir
  7. Gosto demais desses livros que traz esses temas polêmicos, pois ele nos faz refletir e repensar nossos conceitos. Esse é um livro que desejo ler.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da indicação do livro, parece ser daqueles que prende aos detalhes de leitura durante todo o enredo, ainda mais por ter temas polêmicos.

    ResponderExcluir

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.