Facebook

Resenha: O Amor nos Tempos do Ouro ♥ Marina Carvalho

29 janeiro 2019

Foto: Divagações de Leitora
tulo: O amor nos tempos do ouro
Autor: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 328
   "Todavia, o desejo de  estar no local onde os negros festejam não cessa dentro de mim. Percebo que nem os grilhões e correntes, grades e açoites são suficientes para calar a voz e a necessidade de liberdade daquela gente. São fortes, dentro de suas possibilidades. Ah, que ventura se eu tivesse um quarto de sua coragem."
   Já imaginou como seria perder seus pais e seus dois irmãos em um trágico naufrágio e além de se ver completamente sozinha, ficar sob a guarda de um tio que só pensa em si mesmo e que vai obrigá-la a se casar com um homem que mal conhece, deixando a casa onde cresceu na França para ir de navio ao Brasil, onde seu tio e o futuro marido a aguardam?

   Isso é o que acontece com Cécile Lavigne, a jovem de 19 anos, além de suportar a dor de perder todos que amava, ainda passará por muitas dificuldades desde sua viagem ao Brasil e chegando nessas terras desconhecidas para ela. A francesa é corajosa, orgulhosa e fala o que pensa, o que irrita ainda mais seu tio Euzébio, que não vê a hora de se livrar da sobrinha insolente.

   Cécile quer morrer, a travessia de dois meses até a casa do tio foi extenuante e ao chegar parte quase que imediatamente para Vila Rica, onde o futuro marido Euclides de Andrade, um velho abastado fazendeiro das minas de ouro de Minas Gerais, lhe aguarda.

   Ela atravessará o Caminho Novo por cerca de 14 dias junto a uma comitiva e o responsável por leva-la em segurança é Fernão, um belo homem que enriqueceu com a mineração e pequenos trabalhos realizados aos mais abastados, tendo como último trabalho escoltar Cécile à Vila Rica.

   A viagem não será nada agradável, uma tempestade destrói o coche e ela quase é violentada por um membro da comitiva, sendo salva nos dois episódios pelo bruto Fernão e tendo que passar o resto da viagem montada em seu cavalo, mas o que a espera em Vila Rica é muito pior, além de o povo ser extremamente religioso, o futuro marido é cruel, impiedoso.
   "Não foi a chegada repentina de Euclides que pegou todos de surpresa, mas o modo como ele agarrou Cécile pelo braço - com tamanha violência e ira, destinadas apenas aos seus inimigos- e o autoritarismo presente em sua voz."
   Fernão se arrependerá por não ter cedido ao pedido de ajuda de Cécile ao ver o tratamento que Euclides lhe dirige, principalmente após bater nela por ajudar o negro Hasan, deixando-a trancada sem se alimentar dentro do quarto. Fernão tenta bolar um plano para levar a moça embora da fazenda, contando com a ajuda de alguns escravos, mas será que dará certo? E se der, por quanto tempo eles poderão se esconder da ira de Euclides?

   O amor nos tempos de ouro foi uma bela surpresa, é um livro delicioso de ler. Confesso que ter um romance de época que se passe no Brasil e em Minas Gerais, minha terra, foi um dos principais motivos para querer ler esse livro, mas ele superou o que esperava.

   Marina Carvalho foi muito cuidadosa com o contexto histórico e apesar do foco da narrativa ser o romance um tanto quanto improvável de Cécile e Fernão, ela soube inserir na história o contexto da época, foi verdadeira nas descrições do contexto minerador e exploração dos negros, desde as viagens nos navios negreiros onde muitos morriam antes de chegar ao destino ao modo como eram tratados ao chegar nessas terras.

    Além de inserir os escravos, sua exploração pelos grandes fazendeiros e suas péssimas condições de trabalho, inseriu também os indígenas, apesar de ter sido pouco explorado na obra como um todo. Somos inseridos num quilombo e à algumas tradições dos negros da época que são muito interessantes e queria, sinceramente, que tivesse sido explorado em sua totalidade.

   Os personagens são cativantes à sua maneira, Cécile é uma mulher forte e gentil, ela trata aos negros como deveriam ser tratados e apesar de sua origem nobre não se acha superior a ninguém. Fernão é bruto, turrão sabe? Mas mostra que tem um bom coração, não só no modo como trata os negros e índios mas nas atitudes que toma ao longo da história.

   Temos também Hasan, Malikah e Akin, escravos de Euclides que são fundamentais para a história. Akin é tão encantador que queria abraçá-lo e ambos são personagens que queria proteger. Eles são solidários, amigos e possuem uma força extraordinária que a escravidão não consegue tirar. Fiquei encantada em saber que o segundo livro vai focar na personagem Malikah e espero encontrar uma bela história e um final feliz para uma mulher que sofre tanto no primeiro livro.

   O livro é narrado em terceira pessoa, variando entre Cécile e Fernão, mas durante a leitura temos trechos do Diário de Cécile, dirigidos aos parentes que perdeu e mais tarde temos também cartas de Fernão para Cécile, cartas que ele guarda para si, mas que me davam um quentinho no coração durante a narrativa, inclusive tem uma carta que se tivesse sido escrita para mim me deixaria apaixonada.

   O amor nos tempos do Ouro foi uma leitura que além de agradável me deixou feliz. Ela tem reviravoltas e muita coisa acontece desde o momento que eles decidem fugir de Euclides até o final do livro, amores vão surgir, alguém improvável vai virar mocinho e uma tragédia nos deixa de coração partido. 

   Apenas digo para lerem esse livro e fico na expectativa de que mais pessoas amem essa história tanto quanto eu amei.  


7 comentários

  1. Oi Andy, tudo bem?

    Ainda não conhecia esse romance de época, mas já adorei conhecê-lo. Gostei principalmente do fato dele passar no Brasil e trazer essa relação tão improvável. Amo histórias com personagens que parece improvável, pois sempre trazem um quentinho ao meu coração. Por tudo que narrou, tenho certeza que irei amar completamente. Parabéns pela resenha, adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Andy! Eu já tinha visto muito essa capa pelo instagram, mas nunca tinha parado para ler sobre o que ele fala. Só sabia que era de época. Achei a premissa encantadora mesmo e ando muito apaixonada pelo romance de época e ainda não tive a oportunidade de ler um brasileiro, sem ser o da Carina. Acredito que eu tenha encontrado o próximo. Adorei a resenha. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Meu tipo de leitura preferida e o romance, adorei conhecer este livro através da sua resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Andy!!
    Eu sou louca pra ler esse livro desde que vi essa capa linda. A premissa dele é incrível, então acredito que vou me apaixonar por essa história!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Primeiramente, que capa maravilhosa!!! Tô apaixonada!!
    Quanto a sua resenha, já fiquei mega curiosa pra ler. Eu amo romances de época e nunca li nenhum que se passava no Brasil.
    Achei interessante o que tu colocou de alguém improvável de tornar o mocinho... o que será que vai acontecer????

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Amo romances de época e não lembro de ter lido um que se passasse no Brasil. Fiquei com vontade de ler este.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Esse enredo deve ser muito bonito e emocionante. Fiquei curioso para saber da história na íntegra. Anotei a dica.

    ResponderExcluir

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.