24 março, 2017

Resenha: Os 13 Porquês ♥ Jay Asher



Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
Avaliação:★★

   "Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, porque ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas você é um dos motivos."


   Chegando em casa após a escola, Clay encontra na porta de casa um pacote contendo sete fitas cassetes. Sem ter a menor ideia do que essas fitas contém, ele pega um antigo tocador do pai e grande é sua surpresa ao ouvir a voz de Hannah, a garota por quem ele foi apaixonado. Mas como isso é possível se Hannah morreu a alguns dias atrás? O que são essas fitas?

   Hannah Baker conta sua história se dirigindo a treze pessoas, treze motivos que a fizeram cometer suicídio. Em cada lado das fitas ela se dirige a uma pessoa específica, mostrando o papel que essa pessoa teve na sua decisão. 

   Cada uma dessas pessoas deve ouvir e passar para a pessoa seguinte, seguindo a ordem da gravação, se não repassar, alguém estipulado por Hannah antes de sua morte tornará as gravações públicas e nenhuma dessas pessoas vão querer que seus segredos sejam revelados, mas porque Clay recebeu essas fitas? Ele não fez nada, ou fez?


   "Não tomei essa decisão no calor do momento. Não me menosprezem...mais uma vez."



   Queria ler esse livro a algum tempo e fiquei ainda mais ansiosa quando vi o trailer da série que vai sair dia 31 desse mês na Netflix.

   A narrativa é fluida, fácil e nos deixa com grande expectativa para saber o que realmente aconteceu com Hannah.

   Narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Clay ao ouvir as gravações e, ao mesmo tempo, por Hannah contando os acontecimentos de sua vida. O livro é real, impactante e intenso, além disso nos passa mensagens muito importantes e nos faz pensar no quanto uma pequena atitude pode afetar grandemente a vida de outra pessoa e que aquilo que para nós pode não passar de brincadeiras insignificantes pode estar afundando a outra pessoa em um abismo sem fim. 

   Cada um de nós é afetado de uma maneira diferente, muitos acham que os motivos apresentados pelo autor para o suicídio de Hannah são insignificantes, pequenas coisas, mas são pequenas que se transformaram em algo grande demais para a Hannah suportar e se analisarmos percebemos que isso acontece com inúmeros jovens. É importante lembrar que na fase da adolescência o modo como as outras pessoas nos vêem é muito importante para nós e o que começa com uma brincadeira inocente e um boato podem tomar grandes proporções e marcar uma pessoa para sempre.

   Precisamos falar sobre suicídio e perceber os sinais de quando alguém está precisando de ajuda, Hannah precisava de ajuda, que alguém a entendesse, ela deixou os sinais, mas as pessoas estavam ocupadas demais pensando que era uma fase, uma tolice e pensando que ela nunca faria isso para perceber o quanto a situação era séria. 

   Quantos jovens já morreram por levarmos seus sentimentos a sério? Quantos ainda vão ter que morrer?

 


Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo