Facebook

Como criar o Hábito da Leitura

29 agosto 2017


Foto: Creative Commons

   Algumas pessoas alegam que não tem tempo para ler, outras não conseguem se concentrar e ainda há aquelas que dormem ao pegar num livro, mas ler é uma questão de hábito e você que não tem esse hábito tem inúmeros motivos para começar a ler agora. Um deles é que você pode viajar para vários lugares e conhecer diversos mundos diferentes sem sair do lugar, além disso a leitura traz grandes benefícios, entre eles:

   •É um exercício mental
   •Melhora a memória
   •Ajuda na concentração
   •Aumenta o conhecimento
   •Expande o vocabulário
   •Melhora a Escrita

   Geralmente pessoas que gostam de ler adquiriram esse hábito quando crianças mas qualquer pessoa, independendo da idade, pode adquirir gosto pela leitura. Por isso, separei algumas dicas para você que quer virar um leitor e entrar no mundo maravilhoso da leitura.

   Para adquirir esse hábito, você vai ter que se acostumar e pra isso terá que tentar muitas vezes, no início poderá ser desafiador mas com o tempo perceberá que irá ficando mais fácil. Pode ser cansativo e exigirá esforço, mas acredite, valerá a pena.

Dica 1

Leia um livro sobre algo que realmente te interessa. Não adianta pegar um livro de um gênero que não gosta só porque um amigo te indicou.

Dica 2

Pegue um livro que tenha uma linguagem fácil. De que vai adiantar você pegar um livro cuja linguagem você não consegue entender?

Dica 3

Dê um passo de cada vez, não compre vários livros ou leve trezentos livros para casa de uma vez, vá a uma biblioteca ou livraria, pegue um livro, leia uma ou duas páginas e se chamou sua atenção leve para casa.

Dica 4

Você está com um livro e a leitura não flui? Não é exatamente o que esperava? Não está gostando? Feche o livro e tente outro, não há problema algum nisso. O fato é que se ficar insistindo em algo que não está te agradando pode acabar traumatizado, por isso abandone quantos livros forem necessários até achar aquele que te pegará de jeito.

Dica 5

Arrume tempo e não desculpas, é você que faz o seu tempo. Tire alguns minutos por dia, crie uma rotina de leitura. Verá que tem mais tempo do que imagina.

Dica 6

Tenha sempre um livro em mãos. Nunca se sabe quando você terá um tempo disponível, pode ser no ponto de onibus, na fila do banco, enquanto espera para ser atendido em uma consulta. Algo que me ajuda muito é deixar um livro na minha mesinha de cabeceira, isso estimula a leitura antes de dormir e quando acordo.

Dica 7

Se dedique ao livro que está lendo. Tire de perto de você qualquer coisa que possa te desconcentrar, principalmente o celular.

Dica 8

Tenha uma meta. Pode ser uma meta pequena, ler um livro por mês por exemplo. Isso irá te motivar.

Dica 9

Participe de clubes do livro, leituras coletivas, grupos literários. Veja vídeos e leia resenhas, além de ser motivado e de conhecer coisas novas, quando você tem uma ideia do que um certo livro fala, saberá se ele é ou não para você.

Dica 10

Persista. Há milhares de livros no mundo, talvez você acredite que odeia ler, mas a verdade é que só não encontrou o livro certo ainda.


Nenhum comentário

Postar um comentário

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.