Facebook

Resenha: Tudo e Todas as Coisas ♥ Nicola Yoon

06 julho 2018

Foto: Blog Sai da Minha Lente
Título: Tudo e Todas as Coisas
Autor: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304

"Na verdade, há apenas uma única coisa que eu desejo: uma cura mágica que me permita sair correndo, livre, por aí, como um animal selvagem, mas nunca fiz esse pedido porque sei que é impossível."

   Madeline Whittier é portadora de IDCG, uma doença rara que faz com que sua imunidade seja quase inexistente, basicamente, ela é alérgica a tudo. 
  Pouco depois de seu pai e seu irmão morrerem em um grave acidente de carro, quando a garota era apenas um bebezinho, Madeline foi diagnosticada e passou a ser criada dentro de casa sob o olhar atento de sua mãe, que também é sua médica, e de sua enfermeira Carla.

   Tudo vai bem em sua vida, ela se conformou com o fato de que é assim que terá de viver e em seu quarto branco, de móveis brancos, passando seus dias imersa nos livros, jogando e vendo filmes com a mãe, conversando com Carla e fazendo suas aulas online, já que deseja ser arquiteta.

   Ela não deseja mais do que já tem, até o momento que uma família se muda para a casa ao lado e pela janela ela vê Olly. Olly com suas roupas pretas e aquele sorriso, que faz de tudo pra chamar sua atenção e que começa a conversar com ela pela internet, Olly engraçado e compreensivo que se torna o amigo que ela nunca teve, mas sempre desejou ter. É esse rapaz que vai mudar Maddy, que fará ela desejar viver realmente, que lhe fará refletir e que trará tantas mudanças na rotina da jovem.

   Ela passa a se dar conta de tudo o que está perdendo e sente o peso dessa doença, de não poder estar livre para fazer as próprias descobertas e experimentar coisas novas.

   Você imagina como seria viver quase 18 anos enclausurada dentro de casa sem contato com o mundo ou com outras pessoas? Como escolher entre sobreviver e viver? Será que vale a pena se arriscar por amor ou viver alguns instantes de liberdade em troca de uma vida inteira presa?

   Narrado em 1ª pessoa, o livro possui ilustrações, listas, gráficos, desafios e até mesmo resenhas literárias e anotações, o que deixa a leitura ainda mais dinâmica e gostosa, não que a autora precisasse desses recursos, a escrita de Nicola Yoon por si só já é bem leve, gostosa e divertida. 

   Maddy é o tipo de personagem que cresce muito ao longo da narrativa, é uma personagem que cativa,  que tem sonhos e que nos traz reflexões. Seu relacionamento com a mãe é muito bonito, elas são muito próximas e ela se vê em conflito ao ter que esconder Olly dela, já que a mãe nunca permitiria que eles se envolvessem ou que ela arriscasse a própria vida.

   O casal é muito fofo, é delicioso ver o relacionamento entre eles evoluindo e o quanto se apoiam um no outro. O legal é que Olly também tem suas complexidades, o pai é alcoólatra, agressivo com a família e apesar dos atritos e da violência dentro de casa ele é um rapaz alto astral, que faz a personagem e o leitor sorrir.

   A única coisa que me incomodou em relação ao livro foi que há uma reviravolta no final que mexe completamente com a vida de todos e eu queria que a autora tivesse se aprofundado mais em como todos ficaram depois disso, mas se eu falar mais alguma coisa vou dar um baita spoiler, por isso vou acabar por aqui rs.

   Esse foi um livro que me fez sorrir, que me trouxe aquela sensação gostosa no coração e que me deixou apaixonada pela escrita da autora. A leitura foi muito rápido e no final fiquei querendo ainda mais.


“O amor torna as pessoas loucas.”

Nenhum comentário

Postar um comentário

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.