Facebook

Resenha: O Homem de Giz ♥ C. J. Tudor

02 agosto 2018

Foto: Andy Vieira/Arquivo pessoal
Título: O Homem de Giz
Autor: C. J. Tudor
Editora: Intrínseca
Páginas: 272


"A maioria das pessoas faz coisas ruins em algum momento da vida, coisas que gostariam de reverter, coisas das quais se lamentam. Todo mundo erra. Todo mundo tem o bem e o mal dentro de si. Só porque alguém faz algo terrível isso deve ofuscar todas as coisas boas que fez anteriormente? Ou há coisas tão ruins que nenhum ato de bondade pode redimir?"

   O Homem de Giz é um livro separado por duas épocas distintas num intervalo de 30 anos, 1986 e 2016.

   O protagonista é Eddie Adams, que em 2016 é um professor de 42 anos que afoga suas mágoas na bebida e que nos faz voltar a pequena cidade de Anderbury dos anos 1986, seus tempos de infância quando ele e os amigos Gav Gordo, Mickey Metal,  Hoppo e Nick, filha do vigário local, se reuniam e passavam grande parte do tempo juntos se divertindo.
   É esse grupo que se envolve em acontecimentos macabros e assassinatos interligados por Homens de Giz desenhados pela cidade e locais do crime, mesmas figuras que eles usavam para se comunicar uns com os outros após Gav ganhar de aniversário um pote cheio de Giz coloridos.

   O detalhe é que nenhum deles usava a cor branca e esses homens palitos levam ao bosque onde encontramos um corpo mutilado. 

   Quem mandou as mensagens? Quem é o assassino? Qual o motivo do assassinato? Voltará a acontecer?

   Trinta anos depois o crime continua sem solução e por muitos os incidentes que aconteceram em 1986 foram completamente esquecidos, mas quando Mickey retorna querendo ajuda de Eddie para escrever um livro sobre tudo o que aconteceu, dizendo saber quem matou a garota e os amigos recebem uma carta com um homem de giz enforcado, os segredos não irão permanecer ocultos, essa visita e um terrível incidente irão reavivar memórias que deveriam permanecer guardadas.

   O livro explora a mente do personagem, não sabemos o que é real e o que não passa de ilusão, temos uma mente á beira da loucura de um personagem que não é confiável e que nos confunde em diversos momentos, além de enganar o leitor.

   Recomendado por Stephen King é um livro que comecei com grandes expectativas, é um suspense psicológico que começa muito intrigante, que prende o leitor, mas que, infelizmente, se perde um pouco durante a leitura, não consegui me conectar totalmente com o protagonista e apesar de ter me surpreendido em algumas partes, não foi tão bom como eu esperava.

   Ainda sim, vale ressaltar que não é um livro ruim e acredito que quem não for com grandes expectativas irá se surpreender com essa narrativa.

"Supomos coisas porque é mais fácil, mais preguiçoso. Isso nos impede de pensar demais. Geralmente sobre coisas que nos deixam desconfortáveis. Mas não pensar pode levar a mal-entendidos e, alguns casos, a tragédias."

1 Comentário

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.