Facebook

Resenha: É assim que acaba ♥ Colleen Hoover

16 outubro 2018

Foto: Divagações de Leitora
tulo: É Assim que Acaba
Autor: Collen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 368
"O que determina o caráter de uma pessoa não são os erros cometidos. É como ela usa esses erros e os transforma em aprendizados, não em desculpas."
   É assim que acaba começa de forma inusitada, Lily Bloom está no topo de um prédio, que nem é o seu, pensando em seu dia desastroso, mas ela não é a única a ter um dia ruim e escolher esse lugar para espairecer. Ela conhece o neurocirurgião Ryle Kincaid, conversam e apesar de se conhecerem a poucos instantes são sinceros e contam coisas constrangedoras um pro outro e bem improváveis de serem ditas a uma pessoa que você acabou de conhecer. 
   Lily revela durante a conversa que veio do enterro do pai, alguém de quem não tem boas lembranças, ela foi encarregada de fazer o discurso fúnebre mas simplesmente não se lembrou de nada de bom sobre o pai.

   A infância de Lily não foi fácil, seu pai, prefeito da cidade e aparentemente um homem exemplar, espancava a esposa. Convivendo com essa violência dentro de casa e vivenciando o sofrimento da mãe, promete a si mesma que nunca passará por isso, julgando a mãe fraca e na primeira oportunidade que encontra, sai do Maine e vai para Boston, longe do pai e de sua violência constante.

   Ryle e Lily conversam por um bom tempo, dando detalhes de suas vidas e rindo, mas Ryle recebe uma ligação e ambos se separam acreditando que nunca mais verão um ao outro novamente.

   Lily volta  para casa e começa a rever seus diários de adolescência, voltando a seu primeiro amor com Atlas, que sabemos que foi intenso e lindo enquanto durou, mas algo traumático aconteceu, separando-os e acompanhamos a leitura desse diário e o desenrolar da vida de Lily no presente. Ela decide realizar o sonho de abrir uma floricultura e acaba contratando, vejam só, a irmã de Ryle, que não precisa do dinheiro mas quer ter uma ocupação e acaba sendo uma personagem especial pra história e trazendo Ryle novamente para a vida de Lily.

   Tudo parece perfeito quando o relacionamento dos dois começa a se desenvolver, mesmo que Ryle não queira um relacionamento sério no princípio, ambos se envolvem e são muito fofos juntos, mas será que isso durará para sempre?

   Eis que Atlas surge novamente após todos esses anos e nossa personagem começa a viver em conflito, tudo o que ela tinha como certo começa a desmoronar, acontecimentos difíceis vão acontecer e nossa personagem passará por um turbilhão de emoções.

  Colleen Hoover foi muito inteligente criando um personagem extremamente cativante, inteligente e apaixonado, que envolve o leitor e quando o relacionamento abusivo é inserido na história, nos pega desprevenidos e, assim como a personagem, começamos a tentar justificar os ciúmes e até mesmo alguns atos. É impressionante o quanto nos sentimos no lugar da personagem e apesar de alguns leitores acharem que a autora romantizou o relacionamento abusivo, acredito que o proposito desse livro é nos colocar no lugar da vítima, mudar nossos pensamentos e fazer com que paremos de julgar a vítima por estar nesse tipo de relacionamento e começar a julgar quem realmente tem culpa.

  A autora nos mostra que pode ser bem mais difícil do que imaginamos sair desse tipo de relacionamento, principalmente quando há amor envolvido. A personagem conviveu com a violência dentro de casa, sempre culpando a mãe por não abandonar o marido, mas quando acontece com ela e ela se vê perdoando, buscando desculpas, é como levar um tapa na cara.

   A verdade é que não sabemos como está o coração da pessoa e os motivos que a levam a permanecer em um relacionamento cruel e ao invés de julgar devemos apoiar, ajudar essa pessoa, lhe dar forças e incentivo para conseguir sair disso.

   Minha avó materna conviveu anos com um marido violento, ele batia tanto nela quanto nas filhas, pra vocês terem ideia, minha mãe é surda de um ouvido porque ele chegava bêbado em casa, enfileirava as filhas na parede e batia com a cabeça delas na parede, uma das muitas atrocidades que ele fazia com elas. Depois de ler esse livro comecei a pensar em quanta determinação e coragem foi necessária para que minha avó saísse desse relacionamento. Fico imaginando o quanto ela sofreu e quantas marcas ela carrega e só consigo ter ainda mais admiração por ela.

   Livros assim são necessários, é preciso falar sobre isso, mas principalmente mudarmos nossa visão de culpados e acolhermos as vítimas. É um livro forte e tocante que recomendo pra todos.


10 comentários

  1. Quero demais ler esse livro, assim como outros dessa escritora, pois não li nada dela e desejo conhecer seu estilo de escrita. Espero que nos primeiros meses de 2019 eu consiga fazer isso. Alguns títulos dela, inclusive esse agora que indicou já estão inseridos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Andy,

    Pra mim, esse é o melhor livro da Colleen justamente por essa mensagem que ela nos traz. Ela faz com que nos apaixonemos pelo personagem e quando menos esperamos, o relacionamento abusivo começa e eu também me vi dando desculpas pra ele.
    O tapa na cara foi tão grande que, quando terminei o livro, eu só sabia chorar e querer abraçar minha mãe e pedir perdão por todas as vezes que eu a julguei por "aceitar" apanhar do meu pai. Infelizmente, isso não foi impossível, já que ela se foi há 14 anos, o que só fez o choro ser mais intenso.
    Agora, eu penso mais antes de julgar qualquer mulher que vive uma vida assim. É muito fácil falar quando não está vivendo aquilo no dia a dia. Colleen fez um excelente trabalho em mostrar a verdade nua e crua pra nós.
    A história que ela conta no final do livro, também é de cortar o coração. Que mulher! QUE MULHER!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa Andy, fiquei comovida com o relato sobre sobre a infância de sua mãe, quanto sofrimento! Realmente livros que falem sobre relacionamento abusivo são muito importantes, palmas para a autora por ter abordado esse tema que precisa ser debatido.

    ResponderExcluir
  4. Casos como os descritos no livro estão se tornando cada vez mais usuais, infelizmente. E em vez de julgar as vítimas, se tivermos alguma nas proximidades. Devemos aconselhá-los a mostrar que existem outras maneiras de melhorar e curar feridas. Revisão interessante. É lamentável o que aconteceu com sua avó e filhas. E é um recurso muito corajoso que eles superaram.

    ResponderExcluir
  5. PODE CONTER SPOILER. Eu entendo o objetivo da autora em tentar passar a dificuldade em aceitar um relacionamento abusivo, ainda mais quando existe sentimentos fortes,mas mesmo assim ainda houve sim uma certa romantização do abuso, principalmente no final que ao meu ver devia ter tido um rumo mais realista e até trazido uma forma de tentar ajudar as pessoas que sofrem abuso, não ficando tudo por isso mesmo para agressor, do tipo se arrependeu está tudo ok, esse é uns dos motivos das mulheres não acreditarem em politicas contra a violência e e eles nunca vão pra frente e desde o começo do livro, achei o relacionamento com situações muito abusivas ou no mínimo passando do limite do aceitável para uma relação saudável, aí fica naquela situação que aquilo é romance, mas não é, um cara sendo abusivo desde o começo, temos que não permitir que situações mínimas avancem para o estremos e vire uma bola de neve onde não se consiga escapar, mas mesmo com todas as minhas críticas ainda acho que a leitura é válida, para não julgamos pessoas na mesma situação.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Felizmente, para mim, minha família é bem diferente, meu pai é um anjo e foi criado por outro anjo, minha mãe é que é mais brava igualzinha a mim. Mas já convivi com pessoas que eram vítimas de relacionamento abusivo e realmente perdi a paciência de tentar ajudar, no fim a pessoa continua sofrendo, você sai de vilão e o agressor continua lindo, leve e solto.

    ResponderExcluir
  7. Oi Andy! Eu acho esse um dos melhores livro da Colleen. Por toda a mensagem que ele passa e os tapas na cara que ele nos trás. Confesso que acredito ser uma das pessoas mais diferentes em relação ao personagem abusivo. Em momento algum eu me senti conquista por ele. Desde o início o comportamento dele me incomodava. Exemplo é a hora que ele segura ela com força, quando arrasta ela pro quarto. Mas gosto muito dos pontos que a Lily levanta, como o fato da gente sempre tentar culpar a vítima, mas não questionar o agressor.
    Sei que muita gente se incomoda com o final, mas eu entendo também o que a Colleen quis passar, principalmente depois da nota dela. Aquilo ali também é a história de vida dela. O pai dela, assim o personagem, era um pai legal, um irmão legal, um amigo legal. Só não era um esposo legal. Amei o livro e adorei encontrar um post pra falar dele. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Andy!!
    Eu amo a escrita da Colleen e esse com certeza é um dos melhores livros dela. Eu chorei muito na nota da autora, pois pudemos ver que a história da Lily era em parte a história da mãe da Colleen e isso me fez chorar mais ainda. Acredito que esse livro deveria ser lido por mais pessoas por causa da mensagem que a Colleen trouxe.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Livro necessário. A literatura é um prato cheio para esse tipo de discussão. Acho muito bom que a temática seja posta assim em páginas. Embora nosso país esteja ainda longe de ser um país que lê!

    ResponderExcluir
  10. Temas como este, relacionamento abusivos são muito necessários é preciso falar sobreo assunto para conscientizar mais as pessoas!!! Gostei muito da resenha, em breve espero poder ler!

    ResponderExcluir

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.