Facebook

Resenha: O Perfume da folha de Chá ♥ Dinah Jefferies

02 outubro 2018

Foto: Blog Livros e Laços de Fita
tulo: O Perfume da folha de Chá
Autor: Dinah Jefferies
Editora: Paralela
Páginas: 432

   Em O Perfume da folha de Chá conhecemos através do olhar de Gwendolyn Hooper o Ceilão,  atual  Sri Lanka, um cenário inusitado nesse tipo de romance e que nos mostra com bastante nitidez o racismo e diferenças sociais da época, além de nos apresentar um romance cheio de reviravoltas e segredos.

   Gwen tem 19 anos e está recém casada com Laurence,  ela sai da Inglaterra e vai para o outro lado do mundo para se encontrar com o marido, viúvo há 12 anos, um  rico empresário do ramo do chá que aparentemente é apaixonado pela nova esposa. 
   Gwendolyn chega a essa fazenda exótica e com bela paisagem do Ceilão, onde até mesmo o ar está carregado de especiarias, bem diferente do que a personagem esperava, mas na fazenda, longe da família e amigos, começa a se sentir sozinha,  o marido não lhe dedica a atenção que ela esperava e é difícil se acostumar com a rotina da casa, os empregados, idioma e até mesmo a irmã mimada de Laurence, que sinceramente, me irritou profundamente.

   Com a mudança vem novas responsabilidades, Gwen é responsável pela casa, dos empregados e das contas que não batem e percebe que o marido esconde muitos segredos, o que pode afetar drasticamente a felicidade desse casal, não só pelo segredo em si mas pela desconfiança que desperta na jovem.

   O casal não tem comunicação, Laurence é muito fechado para o passado e o primeiro casamento e Gwen, querendo agradá-lo acaba deixando muitas coisas para depois e dificilmente conversa com ele sobre o que realmente sente. Aos poucos ela começa a descobrir coisas, como o antigo quarto da esposa com todas as coisas que lhe pertenciam e um túmulo infantil escondido. Ela está aflita e precisa de respostas, mas deixa todas as desconfianças de lado quando descobre estar grávida e em breve também terá de guardar um segredo que pode destruí-la.

   Nos nove anos em que a história é contada, Gwen evolui muito como mulher, ela é uma mulher atenciosa e não entendi como a alta sociedade despreza os empregados e como entre cingaleses e tâmeis há tanto desentendimento, mostrando a insatisfação dos trabalhadores vindos da Índia, principalmente os rurais, não só tratamento que recebem da população branca como dos empregados domésticos que se sentem superiores.

   O livro é narrado em terceira pessoa e foca nos dramas familiares. No início tive um pouco de dificuldade pra me conectar om a história, mas logo me encantei pelos personagens e pela ambientação e escrita da autora. Tudo é descrito de forma minuciosa e gosto muito disso, além disso tem sempre algo para prender nossa atenção e nos fazer mergulhar mais na narrativa.

   Foi um livro que gostei muito de ter lido, nada é o que eu imaginava no princípio e gostei muito do desfecho. Pra quem gosta de romance de época é uma bela opção de leitura.


13 comentários

  1. Anotado como dica para leitura futura, pois eu sou apaixonada por romances de epocas

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindo nome do livro, amei sua resenha deu vontade de ler! vou procurar! bjo

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros de romance de época, e esse livro é bem fluído, um encanto, o livro prende o leitor pois o livro tem muitas reviravoltas e segredos, gosto de livros assim que faz a gente ficar colado no livro, gostei muito da sua indicação de livro bjs.

    ResponderExcluir
  4. Que capa linda! O título tb me chamou bastante a atenção e me remeteu para uma bonita história. Pelo que parece o protagonista não foi feliz no primeiro casamento, sua vida deve esconder muitos dramas que virão à tona.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo livros de época.
    Gostei do enredo da história e já estou curiosa.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  6. olá
    Não sou muito fã de romances, mas não sei esse livro me atrai bastante, fico hipnotizada só de ler o título, acho que esse cenário exótico é o que mais me atrai, e essa história mais trágica deixa as coisas mais interessantes, por isso tenho muita vontade de conhecer o livro

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da resenha, deu ate vontade de ler...

    Tendencias Dicas & Toques

    ResponderExcluir
  8. Ah romances são tudo de bom, achei bem legal a resenha, deu vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. Ah eu gosto deste tipo de romance de época e sinceramente você me deixou muito curiosa agora preciso correr para descobrir o segredo dessa moça com a gravidez e os segredos do seu marido.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Conta os segredos do marido, por favor? rsrs

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Quando esse livro saiu fiquei mega curiosa, mas com o decorrer do tempo, acabei não lendo, mas sempre que leio uma resenha a curiosidade volta, adoro romances. Dica anotada, espero poder conferir em breve!

    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro, mas gostei que foca nos dramas familiares, gosto de romance

    ResponderExcluir

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.