Facebook

Resenha: Uma casa no fundo de um lago ♥ Josh Malerman

07 outubro 2018

Josh Malerman
Foto: Divagações de Leitora 
tulo: Uma casa no fundo de um lago
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Tradução: Fabiana Colasanti
Páginas: 160

   Em uma casa no fundo de um lago, nossos protagonistas,  James e Amelia, tem 17 anos e James, ao convidar Amelia para sair, propõe um passeio de canoa, o que a jovem aceita.

   O tio de James lhe empresta a canoa e eles se dirigem a um segundo lago, pouco frequentado, onde poderão conversar tranquilamente, mas o que eles não esperavam era encontrar um túnel com pichações que eles se propõe a investigar e que leva a um terceiro lago, nem de longe tão bonito quanto os dois primeiros.
   A água do lago é turva e parece não haver nada para ver ali, mas qual a surpresa de ambos ao descobrir que abaixo deles há uma casa submersa, cujo telhado eles conseguem ver da canoa.

   Movidos pela curiosidade eles resolvem mergulhar e não encontram uma casa qualquer, ela é não só mobiliada, como os móveis estão intactos e ao invés de flutuar, estão imóveis em seus lugares como em uma casa normal, tendo dois andares e um porão, tudo debaixo da água.

   Eles voltam com roupas de mergulho apropriadas que lhes permitirão investigar a casa totalmente e dia após dia vão juntos ao terceiro lago investigar essa casa magnifica e acabam se apaixonando em meio a toda aura de mistério que envolve o lago e sua casa submersa, mas será que estão mesmo sozinhos?

   Como? Por que? O que está oculto?

   O livro é bem rápido de ler, li com cerca de duas horas e a escrita é incrível, do tipo que envolve e te instiga. Pode ser um pouco difícil de entender porque o livro é uma verdadeira metáfora, mas pra mim, foi uma experiência incrível e apesar de não ter se tornado um favorito como A caixa de Pássaros do mesmo autor, ainda sim foi uma bela experiência.

   Vale ressaltar que durante a leitura e até mesmo depois que você termina o livro, pode ficar aquela sensação de que tu não entendeu nada da história, mas quando a ficha cai, quando você pega as pistas que o autor deixou ao longo do caminho e põe a cabeça pra funcionar, você consegue entender o quanto o Josh Malerman tem uma escrita genial e o quanto esse livro pode explodir sua mente de diversas formas, mas pra isso talvez você precisa insistir um pouquinho na leitura, mesmo quando parecer que esse livro não tem pé nem cabeça.

   O livro é bem denso, descritivo e tem muita coisa oculta que quando você lê parece de outro mundo mas após a leitura, percebe-se que o autor tinha um propósito e foi bem inteligente nos envolvendo em algo que supostamente é um mistério, um suspense com terror, mas que na verdade é algo bem diferente.

   Infelizmente, não posso falar muito sem soltar um grande spoiler mas posso dizer que há uma grande metáfora sobre relacionamentos e que se você der uma verdadeira chance pra esse livro e se esforçar pra entender todos os nuances da história e o que o autor quer passar, não vai se arrepender com essa leitura.

10 comentários

  1. Eu vi esse livro na livraria e fiquei bem em dúvida se deveria comprar ou não, pelo fato de ter achado aquele final de Caixa de Pássaros bem intrigante, mas lendo essa sua resenha fiquei bem curiosa!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro tramas com mensagens subliminares, a desse livro parece ser bem instigante, um desafio que vale a pena desvendar. Muito interessante a resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi Andy, tudo bem?

    Esse livro vem dividindo opiniões no mundo literário e estou bem curiosa para realizar a leitura, pois tenho certeza que será uma experiência maravilhosa. Gosto de obras que nascem de metáforas e que é preciso colocar nossa mente para pensar, para que assim todas as pistas sejam entendidas e o quebra-cabeça finalizado. Adorei sua opinião, me deixou bem animada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve ser fantástico mesmo e me chamou muito a tenção pelo fato de ser uma leitura rápida e a outra que foi a principal, do escritor ser o mesmo da obra caixa de pássaros que adorei. Até salvei a foto da capa porque ano que vem, ele estará em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros que são sucintos em sua história, esse me interessou bastante e me disseram que é muito boa, sua resenha me atiçou ainda mais

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Adorei os dois primeiros livros do do autor ele uma escrita cativante que te enche de expectativas, eu quero muito conhecer esse livro também, ele já está na minha pré lista BF da Amazon

    ResponderExcluir
  7. São poucos os livros que mesmo antes de ler, me deixam tão ansioso assim. Parece ser bem interessante e pela leitura rápida, instiga mais ainda pelo fato de poder ser terminado com um bom bolinho de chuva num final de tarde.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, fiquei super curioso para saber mais sobre essa casa submersa. Preciso ler agora e espero captar as pistas que você mencionou que o autor deixa ao longo do livro.

    ResponderExcluir
  9. Adoro suspense, ainda mais esses que a gente fica com a história na cabeça mesmo depois de terminar.

    ResponderExcluir
  10. Gente.. que trama não? Adoro quando os autores nos pegam peças, no sentido de fazer pensar além das letras, a interpretar o que há nas entrelinhas.
    Brilhante resenha e mais um livro para a minha lista de desejos.

    ResponderExcluir

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.