Facebook

Resenha: Filme Bird Box

21 dezembro 2018

Foto: Divulgação/ Filme Bird Box
Título: Bird Box
Direção: Susanne Bier
Tempo de duração: 2h e 4m
Gênero: suspense

   Caixa de Pássaros do autor Josh Malerman é um dos meus livros favoritos e, talvez por isso, quando a Netflix divulgou que faria a adaptação eu fiquei ao mesmo tempo entusiasmada e receosa, afinal, nem sempre as adaptações satisfazem os leitores e correspondem ao livro, principalmente se é um livro que você ama.

   Apesar do medo, estava louca para assistir a adaptação que estreou hoje na Netflix e claro, fui correndo assistir e não deixaria de trazer aqui pro blog a resenha de um filme tão esperado.

   Nos primeiros minutos do filme temos Malorie avisando para as crianças que precisam fazer uma viagem e que em hipótese alguma elas podem retira as vendas, fazendo silêncio e obedecendo a tudo  que ela disser, caso contrário, eles vão morrer.

    Há um lugar seguro, um complexo que pode abrigá-los, mas antes eles vão precisar enfrentar o rio em uma pequena embarcação, mas o problema real é que nenhum deles vai poder ver para onde está indo, não podem se arriscar a ver o que quer que seja que está à espreita lá fora e essa jornada vai trazer muitos desafios e lembranças.
Foto: Reprodução/Filme Bird Box
   Cinco anos atrás, enquanto Malorie pintava seus quadros e tentava se conformar com o fato de que seria mãe, várias notícias de suicídios coletivos sem explicação começaram a passar na televisão, havia milhares de mortos pelo mundo, as pessoas estavam simplesmente enlouquecendo. 

   Os casos pareciam distantes e ela não deu muita importância para eles, mas em uma visita ao médico, ela assiste uma pessoa tentando se matar e enquanto está no carro fugindo pra casa e vendo muitos acidentes e mortes acontecendo, a irmã de Malorie parece ver alguma coisa e bate o carro, entrando na frente de um ônibus logo em seguida. Malorie consegue abrigo em uma casa junto com algumas pessoas, mas o mundo inteiro parece que vai acabar em questão de instantes.

   Eles cobrem as janelas, não podem sair de casa, ninguém sabe o que está provocando essa catástrofe e as pessoas na casa precisam se unir, mas vai ser mais difícil do que parece. Eles têm poucos mantimentos e uma hora vão ter que sair de casa pra procurar comida, não podem olhar as câmeras de segurança, há duas mulheres grávidas na casa e nem todas as pessoas ali são fáceis de conviver.


   O filme mostra flashes do passado e presente, sabemos que havia pessoas na casa, mas não sabemos o que aconteceu com elas e o suspense está em descobrir não só no porque de Malorie se encontrar sozinha com as duas crianças, mas se ela conseguirá chegar ao complexo em segurança. Sabemos que os pássaros avisam quando as criaturas estão por perto, que esses seres fazem as pessoas enlouquecerem, mas não sabemos o que são ou como são, ainda sim, é desesperador quando percebemos que estão perto.
Foto: Reprodução/Filme Bird Box

   Particularmente achei o inicio do filme perturbador, a primeira cena da mulher que tenta se suicidar no hospital, seguidas pelas cenas de pânico das pessoas sem saber o que fazer em meio ao caos e o suicídio da irmã da protagonista, me deram um frio no estomago e transmitiram a sensação que senti quando lia o livro.

   Claro que a adaptação não é totalmente fiel ao livro, mas de modo geral achei que conseguiu passar muita coisa e gostei do modo como o filme foi dirigido. Muitas cenas me deixaram angustiada e gostei muito da atuação da Sandra Bullock. Acho que posso dizer que é um filme tenso.

   Teve uma cena em particular que me decepcionou, esperava mais e eles optaram por modificar algo que era totalmente desesperador no livro e que no filme ficou mais leve. O final também teve algumas modificações que não me deixaram satisfeita, assim como excluíram algo que achava importante, mas o que percebi em relação a adaptações é que se não estivermos dispostos a relevar algumas coisas, mesmo que o filme seja bom, vai ser uma experiencia ruim, por isso, tentei aproveitar ao máximo o filme e essa é uma dica que deixo pra vocês.

   Relevando essas modificações que mencionei, gostei do filme mais do que imaginava, ele é bem intrigante e foi uma delícia assistir. Se quiser uma experiência ainda mais completa e fascinante, por favor, leia o livro e se impressione por essa história, mas esteja preparado para o final mais aberto, carteirinha registrada do autor Josh Malerman. 
Foto: Reprodução/Filme Bird Box
    Veja também a resenha do livro Uma casa no fundo de um lago do mesmo autor de Caixa de Pássaros.
   

9 comentários

  1. Olá!
    Li muitos comentários positivos sobre o livro, mas comecei uma semana antes do lançamento do filme, e corri mais não deu tempo em terminar, ai acabei assistindo o filme, uma pena, mas pretendo terminar de ler.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti ao filme, estou procrastinando com isso, mas a história parece realmente ser boa, desde que vi o trailer me instigou a curiosidade

    ResponderExcluir
  3. Assisti o filme, mas fiquei curiosa mesmo para ler o livro, as críticas do livro são mais positivas

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Realmente o livro é bem superior, achei o filme médio, uma boa história de suspense, mas é difícil não comparar com o livro que é muito mais tenso, e como sou fã de terror e suspense, basicamente só assisto isso, o filme em si também acabou se tornando mais um filme do gênero que assisti.

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Eu li o livro também faz um tempo, eu achei o livro mais detalhado, porém o enredo do livro é bem mais lento do que o do filme, e no filme eu senti falta de muitas coisas que eu adorei durante a leitura, mas faz parte, aprendi a aceitar que o filme tem que ser bem diferente do livro por N motivos, não que isso me agrade né kkkk
    Adorei tua critica, muito boa!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Andy,

    Assisti a adaptação assim que lançou na Netflix e também gostei bastante. Para mim que não tinha lido a obra foi uma experiência deliciosa. Mas, como gostei muito já corri para ler o livro, e já estou sentindo algumas mudanças em relação as duas obras. Como você bem colocou, uma adaptação nunca será igual ao livro, então é preciso relevar alguns pontos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Olha, eu assistir o filme e fiquei muito naquela ''Amor-ódio'', pois teve muitas cenas sem explicação e desconexas. Porém, relevando essas coisas, o resto foi bom.

    ResponderExcluir
  8. olá!
    Estou com vontade assistir, mas estou com medo dos sustos que vou levar. kkkk
    Ótima indicação!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Preciso assistir esse filme logo. Acho que vou gostar muito.

    ResponderExcluir

 

@Andy_vieira88

Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.