Quando comecei a ler os contos da Nina que falavam sobre depressão já sabia que iriam mexer muito comigo, mas não imaginava o quanto essa experiência seria especial pra mim.
Invisível nos conta a história de uma mulher devastada, angustiada e presa em si mesma. O conto traz com maestria os sentimentos da personagem, o vazio , a vontade de dizer ou fazer algo e a incapacidade de realmente fazê-lo. Ela deixou de se importar, de sentir e toda essa dor à sufoca.
Confesso que pude me sentir no lugar dela, Nina faz isso muito bem, ela nos coloca no lugar da personagem, nos transmiti todos os sentimentos e faz com que a gente se importe.
Nós acompanhamos a personagem no momento em que fica claro o quanto ela precisa de ajuda, é importante as pessoas saberem que não é errado fazer terapia e pedir socorro. Nossa personagem começa a terapia e não tem aquela ilusão de que vai ser fácil se recuperar, pelo contrário, o conto mostra a resistência da personagem no início e como a melhora vem aos poucos, um dia de cada vez.
E então eu li Imersão e simplesmente ainda não sei direito o que falar sobre esse conto, ele me tocou de uma forma única e devastadora, talvez por eu ter me identificado tanto com a história.
Nesse conto temos um casal. A narrativa se desenrola enquanto eles ainda estão na cama, de manhãzinha e temos o ponto de vista de Caio. Após um aborto a esposa Lou entra em depressão e vemos o quanto esses dias tem sido difíceis para esse casal.
É um conto extremamente sensível e que em poucas linhas nos mostra o quanto é desesperador ver a pessoa que amamos sufocada, transtornada, lutando contra esse mal invisível que é a depressão. Além disso é lindo ver o quanto Caio apoia a esposa.
Ambos os contos mostram a doença de forma verdadeira, dolorosa. É um tema que acredito que precisa ser retratado, é muito importante falarmos da depressão e entendermos o quanto é difícil pra uma pessoa passar por algo assim. Não é frescura, não é falta de alguma coisa, é uma dor torturante que impossibilita a pessoa até de fazer o que ela ama e o apoio das pessoas ao redor é muito importante, é importante para quem passa por isso saber que nos importamos, que ela não está sozinha.
Com certeza Nina me encantou com sua escrita, me emocionou profundamente e indico esses contos para todas as pessoas, inclusive, Imersão se tornou o meu conto favorito.
Leia também a Resenha de Caleidoscópio, da mesma autora.
Onde encontrar o conto:
Amazon
Imersão
Invisível
Contato da autora:
Blog Nina é Uma
Facebook
Instagram
Amazon
Imersão
Invisível
Contato da autora:
Blog Nina é Uma
Nenhum comentário
Postar um comentário